Uma mudança de cidade engloba muitas questões emocionais e financeiras. É comum surgir inseguranças em relação ao novo desafio na sua cabeça. Afinal, planejar uma troca de endereço entre diferentes localidades pode gerar muitas dúvidas, principalmente quanto à contratação do melhor serviço de transporte. Veja, a seguir, 5 dicas infalíveis que irão te ajudar nesse momento de indecisão.
A primeira dica que faz toda a diferença na hora de organizar uma mudança de cidade é a correta separação dos seus bens. O aconselhável é que você separe todos os seus pertences por cômodo. Ou seja, o que é do quarto, fica no quarto; o que é da sala, fica na sala; e assim sucessivamente. É óbvio que você irá guardar os itens em caixas, por isso, é importante que haja essa “seleção” de objetos para que nada seja perdido.
Após diferenciar e armazenar os itens nas suas respectivas caixas, é preciso criar um sistema de identificação. Uma boa dica é usar etiquetas para descrever tudo aquilo que você colocou em determinado caixote. Por exemplo, a caixa da cozinha pode conter o seguinte checklist: copos, pratos, talheres, louças, etc. Lembre-se de riscar os itens da lista à medida em que os objetos são desencaixotados para controlar a entrada e saída dos seus pertences.
O risco dos seus pertences quebrarem durante uma mudança de cidade são bem altos. Em geral, os danos ocorrem devido ao balanço do caminhão, principalmente quando a rota de viagem envolve estradas em más condições de tráfego. Portanto, para evitar danos maiores com a sua carga, compre caixas reforçadas. Apesar de serem um pouco mais caras que as caixas tradicionais, elas valem a pena!
Use as caixas reforças para transportar objetos de valor ou materiais mais frágeis, como eletrodomésticos, eletrônicos e outros. Desse modo, você garante a segurança dos itens que mais precisam da sua atenção antes mesmo de colocá-los dentro do caminhão.
Os sacos de cortiça são grandes, resistentes e baratos. Eles são ótimos para transportar roupas durante a mudança de cidade, pois têm capacidade para comportar muitas peças em uma única unidade. Nesse caso, adote a mesma postura da primeira dica: faça uma descrição especificando de quem são os trajes dentro daquele saco.
Após guardar as roupas e fazer a descrição, amarre o saco com fita isolante e certifique-se de que ele está bem fechado. Mesmo que você precise utilizar várias bolsas para armazenar seus pertences, é possível economizar dinheiro. Depois da mudança, venda os sacos para depósitos de mercadorias. Em geral, esses estabelecimentos precisam das sacolas para guardar grandes quantidades de entulho.
Se você vai levar seu animal de estimação para o novo endereço junto com você, esta é uma dica infalível: compre uma caixa de transporte específica para pet! Esse produto é ideal para transportar seu amigo em segurança dentro dos caminhões de mudança de cidade.
Além de comprar uma caixa de transporte, leve seu animal ao veterinário e peça uma guia com a confirmação de que todas as vacinas básicas foram tomadas. Além disso, tenha em mãos um documento que comprove que o pet é seu. Não esqueça de colocá-lo em segurança dentro do veículo e tente acalmá-lo durante a viagem.
Existem dois tipos de frete: exclusivo e compartilhado. O frete exclusivo é aquele em que a empresa de transporte envia uma grande quantidade de carga de apenas um cliente a um único destino. O frete compartilhado é o contrário: transporte de pequenas quantidades de carga de diferentes clientes para mais de um destino.
Nesse contexto, a nossa última dica sobre mudança de cidade é contratar uma transportadora de mudanças residenciais que faça frete compartilhado. Além de ser mais econômica, a modalidade garante a mesma segurança de um frete exclusivo para a sua carga compartilhada. É benefício na certa!
Agora que você já sabe as melhores dicas para a mudança de cidade, não tenha medo! Mantenha a calma, respire fundo e faça um bom planejamento da sua troca de endereço. Com certeza, as nossas informações serão úteis para você em todas as etapas desse momento delicado que é mudar de cidade.
Veja também: